SOLO IO: UM NOVO MODELO DE CARREIRA?

Malu Paulino
3 min readNov 25, 2020

--

A palavra carreira tolera uma série de significados. Considerando sua etimologia que advém do latim “carraria”, estrada rústica e caminho estreito, podemos generalizar que significa caminho. No século XIX associou-se a caminho profissional.

Modelo significa uma representação que explica um fenômeno e estrutura de modo simplificado e, portanto, não em sua integra, uma maneira de pensar e agir. Então quando falamos em modelos de carreira, falamos desta estrutura abstrata que nos influencia a escolher, pensar e agir na nossa trajetória profissional. Temos vários modelos de carreira descritos na literatura: carreira organizacional, carreira proteana, carreira sem fronteiras, carreira multidirecional, carreira empreendedora, carreira sócio-política e , mais recentemente, temos também a anti carreira.

O que quero ressaltar é que hoje qualquer modelo implica uma escolha, uma tomada de decisão, muito embora, grande parte da população tenha que se submeter a um emprego, que normalmente, está representado por um modelo de carreira organizacional, tradicional, baseado na lógica industrial e que se traduz na submissão, sujeição a valores, normas e regras impostos pelas empresas com as quais se têm um contrato formal de trabalho, incluindo, terceirizados e por ai vai.

Por outro lado, por conta da transformação digital e da pandemia, vemos novos negócios surgindo, promovendo contratos de trabalho de curto prazo gerados por meio de plataformas digitais que tornaram os vínculos mais flexíveis e os trabalhos mais acessíveis. Vemos ainda, trabalhadores migrando para a prestação de serviços, atuando como freelas, autônomos, MEIs e muitos informais, mais como uma adaptação e/ou sujeição às mudanças e necessidades de sobrevivência, do que por uma escolha consciente pela autodireção na carreira.

Mas o que é autodireção?

Autodireção significa dirigir a si próprio, decidir de modo autônomo e independente qual caminho seguir, qual escolha fazer e como fazer. Emancipar-se da sujeição, da dependência e da submissão. É ter controle sobre o próprio tempo e a própria vida pessoal e profissional. Como diz Boles (2017, p.) é “descobrir o que eu quero, tomar iniciativa, vencer meus medos, me apropriar das minhas vitórias e aprender a partir dos meus erros”, é ser o “líder da própria vida”.

A autodireção implica a autoconsciência, ou seja, acessar seus conhecimentos, valores, habilidades, vulnerabilidades, motivações e desejos que busca satisfazer na vida e no trabalho, bem como, quais são suas medidas de sucesso. A partir da autoconsciência é possível planejar o seu próprio modelo de negócio pessoal, ou seja, sua carreira.

Portanto, uma carreira autodirigida, é um modelo de carreira caracterizado como um negócio pessoal, um empreendimento de si mesmo, sem qualquer estrutura que o apoie, sua reputação e sua marca pessoal, são o seu principal marketing. É um modelo de carreira em que você é o protagonista principal em todos os aspectos relativos ao negócio: planejamento, vendas, marketing, gestão, produção e entregas.

É uma carreira Solo Io, que você é seu negócio, solitária, que depende única e exclusivamente de seu propósito, foco, determinação, esforço, disciplina, busca de oportunidades e iniciativas, porém que você não precisa estar sozinho nas escolhas, nas decisões, nas produções e, principalmente na aprendizagem do que e do como você pode fazer. Você pode aprender a aprender, pode ter parceiros no negócio, bem como, compartilhar e trocar com outros que vivem medos, dúvidas e experiências semelhantes as suas. Você pode criar ou participar de um grupo de pessoas ou de uma comunidade em que haja pertencimento, reciprocidade, apreciação e confiança, que, acima de tudo acolha sua vulnerabilidade nesse processo de construção de uma carreira Solo Io. Foi através de uma comunidade de aprendizagem, o Masters of Learning (MOL), que a carreira Solo Io surgiu pra mim.

Faz sentido pra você uma Carreira Solo Io?

Sente necessidade de ser acolhido e compartilhar sua vulnerabilidade, medos e dúvidas sobre sua carreira?

Deixe seus comentários 😉

Referência: BOLES, B. A arte da aprendizagem autodirigida: 23 dicas para você dar a si mesmo uma educação não convencional. 1 ed. São Paulo: Affero Lab e Multiversidade, 2017.

--

--